segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ser Psicólogo!

Ser psicólogo é uma imensa responsabilidade.
Não apenas isso, é também uma notável dádiva.
Desenvolvemos o dom de usar a palavra, o olhar, as expressões e, até mesmo, o silêncio.
A capacidade de tirar lá de dentro o melhor que temos para cuidar, fortalecer, compreender, aliviar.
Ser psicólogo é um ofício tremendamente sério.
Mas não apenas isso, é também um grande privilégio.
Pois não há dom maior que o de tocar no que há de mais precioso e sagrado em um ser humano: seu segredo, seu medo, suas alegrias, seus prazeres e suas inquietações.
Somos psicólogos e trememos diante da constatação de que temos instrumentos capazes de favorecer o bem ou o mal, a construção ou a destruição.
Mas ao lado disso, desfrutamos de uma inefável benção que é poder dar a alguém o toque , a chave que pode abrir portas para a realização de seus mais caros e íntimos sonhos.
Quero, como psicólogo, aprender a ouvir sem julgar, ver sem me escandalizar e sempre acreditar no bem.
Mesmo na contra-esperança, esperar.
E quando falar, ter consciência do peso da minha palavra, do meu conselho e da minha sinalização.
Que as lágrimas que diante de mim rolarem, pensamentos, declarações e esperanças testemunhadas, sejam segredos que me acompanhem até o fim.
E que eu possa ao final ser agradecido pelo privilégio de ter vivido para ajudar as pessoas a serem mais felizes.
O privilégio  de tantas vezes ter sido único na vida de alguém que não tinha com quem contar para dividir sua solidão , sua angústia e seus desejos.
Alguém que sonhava ser mais feliz, e pôde comigo descobrir que isso só começa quando a gente consegue realmente se conhecer e se aceitar.
Ser psicólogo é uma dádiva divina, um presente vindo do céu, é tocar em algo de mais precioso que Deus criou: O ser humano.
(Walmir Monteiro)   com adaptação   Drª Chris Dourado

2 comentários:

  1. Olá Chris,

    me tira uma dúvida? 0800, rs

    O psicólogo vai além do diagnóstico e influencia as escolhas do aconselhando, dando-lhe conselhos ou não chega a esse ponto?

    Grato pela atenção,
    Josué, RJ.
    @editoralivrinho

    ResponderExcluir
  2. Sempre admirei essa profissão, pq trata de algumas doenças da alma e que as vezes são tão solitárias e as vezes tão distantes da cura. Diferente das doenças do corpo não se compra remédio pra alma na farmácia. Sua profissão é linda, sou Farmacêutico, mais sempre admirei a psicologia, tenho até uns dois livros sobre o assunto aqui em casa! Parabéns! DEUS te abençoe ricamente!

    ResponderExcluir