sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Psicologia - Pressupostos básicos para quem quer conhecer mais dessa ciência e do seu campo de atuação.

Participação do psicólogo no contexto social
O psicólogo é especialista em promoção de saúde mental e de bem estar social. Cada vez mais este profissional vem crescendo e ganhando espaço em diversas áreas e diferentes classes sociais, com isto, sua importância vem sendo sinalizada.
Atualmente, é comum vermos este profissional inserido em escolas, hospitais, empresas, comunidades e consultórios. Os fóruns de justiça contam também com o psicólogo, planos de saúde já incluem o mesmo. A Psicologia do esporte vem tomando uma grande dimensão no cenário mundial, já que os atletas precisam de um suporte psicológico.
Os psicólogos são hoje reconhecidos pela sociedade mais do que antes, dessa forma tornaram-se desbravadores.
Esta participação do psicólogo no contexto social é muito satisfatória, pois desmistifica a existência , ainda, de alguns conceitos pré- estabelecidos de que este profissional só presta serviços ao indivíduo "rotulado".
O psicólogo é um catalisador de mudanças , em suas diversas áreas de atuação. A psicologia é uma ciência relativamente nova, mas que conseguiu conquistar um grande papel na sociedade e vem se consolidando cada vez mais no cenário mundial.
Hoje com as grandes catástrofes mundiais , a ajuda psicológica tornou-se fundamental para o enfrentamento das crises mundiais.

Objeto de estudo:
A psicologia é uma ciência que colabora com o estudo da subjetividade .
A matéria prima da psicologia é o homem em todas as suas expressões, as visíveis (nosso comportamento) e as invisíveis (nossos sentimentos) , as singulares (porque somos o que somos) e as genéricas (porque somos todos assim) - é o homem-corpo, homem-pensamento, homem-afeto, homem- ação e tudo isso está sintetizado no termo subjetividade.
A subjetividade é a síntese singular e individual que cada um de nós vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural. Assim, com o estudo da subjetividade, a psicologia contribui para a compreensão da totalidade da vida humana.

Intervenção
A intervenção do psicólogo é intencional, planejada e feita com a utilização de conhecimentos científicos. Mesmo quando os psicólogos não atuam para curar, mas para promover a saúde já existente, eles o fazem a partir de um planejamento e da perspectiva da ciência.

A finalidade do trabalho do psicólogo 
Uma das concepções que podemos aplicar para a atuação do psicólogo é a promoção da saúde . Condições subumanas de vida prejudicam o desenvolvimento do indivíduo. Pensar a saúde significa pensar as condições objetivas e subjetivas de vida. Perceber a construção da sua subjetividade ao longo de uma vida. Ter e manter uma condição saudável do psiquismo é conseguir pensar-se como um indivíduo inserido em uma sociedade, numa teia de relações sociais, que é o espaço onde ele torna- se homem.

Áreas de atuação 
Nos consultórios, nas clinicas psicológicas , hospitais, ambulatórios e centros de saúde. Na escola ou nas instituições educacionais (creches, orfanatos, etc...).
Na empresa ou indústria, as relações de trabalho e o processo produtivo vão ser colocados como realidade principal do psicólogo.
O que quero dizer é que não há uma psicologia clínica , outra escolar, e ainda outra organizacional, mas há a psicologia, como corpo de conhecimento cientifico, que é aplicada à processos individuais ou à relações entre pessoas, nas escolas, nas indústrias e nas clinicas , assim como em hospitais, presídios, orfanatos, ambulatórios, centros de saúde , etc.
Há, ainda, a possibilidade de o psicólogo se dedicar ao magistério de ensino superior e à pesquisa cientifica. Esses profisionais estão mais ligados a ciência psicológica enquanto corpo de conhecimento, produzindo-os ou transmitindo-os.

Drª Chris Dourado
Psicóloga Clínica
CRP 11/6189

Nenhum comentário:

Postar um comentário